Momentos

O tempo pode apagar lembranças de um rosto, de um corpo, mas jamais apagará lembranças de pessoas que souberam fazer de pequenos instantes, grandes momentos!!!

terça-feira, 23 de junho de 2026

Bm dia...

     Bom dia

Que tivesse sido belo e alegre o teu despertar. 
Que nele encontres todas as coisas bonitas desta vida. 
O canto dos pássaros. 
O perfume das flores. 
O sorriso de uma criança. 
A pureza de um olhar. 
O calor de um amor. 
A simpatia das pessoas com quem já te cruzaste hoje. 
E que o vosso coração mantenha a porta aberta 
Para receber tudo de bom que a vida reserva!

Um abraço e um dia pleno de felicidade!!!

M.C.Duque

sábado, 30 de maio de 2026

Meu grande amor...

 

Meu grande amor...

Meu amor, acredita que cada dia que passa,
Te amo mais e mais e,cada vez mais!
Sinto que de ti meu amor, a intensidade é a mesma. que Graça.
E com este amor tão grande, dou por mim, aos ais.

Amor que é verdadeiro;
Amor que é sentido;
Amor que está sempre em primeiro;
Amor cada vez mais vivido!

Amor que é para sempre com emoção;
Amor que nos dá felicidade;
Amor que está sempre dentro do nosso coração;
Amor que nos faz amar intensamente e com verdade!

M.C.Duque

sábado, 23 de maio de 2026

Pensemos nisso...

 
Pensemos nisso! 
E jamais acreditemos 
naqueles que, desconhecem 
a importância de um pequeno 
tijolo na construção de um edifício. 
Lembremo-nos da minúscula gota 
de água, que delicadamente 
se equilibra na ponta do raminho, 
só para tornar a natureza mais 
bela e mais ROMÂNTICA, 
à espera que alguém a possa 
contemplar.
E, por fim, jamais esqueçamos 
que são essas mesmas 
pequenas e frágeis 
gotas de água que, com 
insistência e perseverança 
conseguem esculpir 
a mais sólida rocha,
para uma vida melhor!!!

M.C.Duque


Um olhar compassivo....

 

Um olhar compassivo, quando
nos extraviamos do caminho reto... 
Um incentivo sincero de alguém 
que nos deseja ver feliz, 
quando pensamos que 
o fracasso seria inevitável... 
Todas essas são atitudes 
que embelezam a vida.
E, se um dia alguém nos disser 
que esses pequenos gestos são 
como gotas de água no oceano, 
respondamos, como madre 
Tereza de Calcutá, 
que sem essa gota o oceano de
AMOR seria menor. 
E tenhamos certeza disso, pois, 
as coisas grandiosas são compostas 
de minúsculas partículas.
Pensemos nisso! 
Sem a sua quota de honestidade, 
o oceano da nobreza seria menor. 
Sem as gotas da nossa sinceridade, 
o mar das virtudes seria menor. 
Sem o nosso contributo de caridade, 
o universo do amor fraternal seria 
consideravelmente menor.
M.C.Duque

Uma palavra de ESPERANÇA ...

 
Uma palavra de ESPERANÇA...

Uma palavra de ESPERANÇA 
a alguém que está à beira do abismo. 
Um sorriso gentil a quem 
perdeu o sentido da vida. 
Uma pequena gentileza 
diante de quem está preso 
nas armadilhas da ira. 
O silêncio, frente à ignorância 
disfarçada de ciência... 
A tolerância 
com quem perdeu o equilíbrio.
Um olhar de ternura 
para quem pena na amargura. 
Pode-se dizer que tudo isso 
são apenas gotas de água que 
se perdem no imenso oceano, 
mas são essas pequenas gotas 
que fazem a diferença para quem 
as recebe. 
Sem as atitudes, 
aparentemente insignificantes, 
que dentro da nossa pequenez 
conseguimos realizar, 
a humanidade seria triste e, 
a vida perderia o sentido. 
Um abraço AFECTUOSO, 
nos momentos em que 
a dor nos visita a alma...

M.C.Duque

É assim que eu penso...

 

É assim que eu penso...

No caminhar da minha vida,
fui vendo muitas coisas,
as quais me fizeram
chegar à conclusão de que:
tenho a certeza absoluta,
de que na vida, 
nunca poderemos
nem deveremos 
caminhar sozinhos,
pois não fomos criados 
para vivermos numa ilha deserta.
Fazemos parte de um todo,
logo, é nossa obrigação 
rodearmo-nos de pontes 
e não de muros.
Construir amizades,
e espalharmos a alegria 
em todos os rostos e corações.

M.C.Duque

domingo, 10 de maio de 2026

Eu canto, eu canto, eu canto...

 

Eu canto, eu canto, eu canto
de alegria,

Eu canto, eu canto, eu canto,
por saber no meu imaginário,

Eu canto, eu canto, eu canto,
que há esperança num mundo melhor!

Eu canto, eu canto, eu canto,
ao ritmo do trinar dos passarinhos,

Eu canto, eu canto, eu canto,
até ser dia!

Eu canto, eu canto, eu canto,
um hino de louvor, ao meu Senhor!

Eu canto, eu canto, eu canto,
porque creio profundamente n'Ele!!!

M.C.Duque

terça-feira, 5 de maio de 2026

Ler eleva o espírito....

 

Ler, eleva o espirito....


Infelizmente, há por aí quem diga, e com festa.
Que ler é uma perda de tempo, e uma seca!
Mas, como se pode dizer uma coisa destas???
Os incultos, talvez…..que têm a cabeça seca.

É verdade que os livros não matam a fome a ninguém,
Não acabam com a miséria, ou com a crueldade,
Nem com as desigualdades sociais, mas tem
A força, de o livro, lhe trazer alguma felicidade.

E infelizmente sabemos que não acaba
Com nenhuma das injustiças do mundo.
Mas de uma coisa tenho a certeza. Acaba
Com a ignorância de quem lê, e não vai ao fundo!

O ler, consola a alma, dá-nos força de viver.
Fazem-nos sonhar e elevam o nosso espirito!!!
De maneira que possamos olhar a vida e feliz viver.
Assim, penso eu.....,porque assim me diz o meu espirito!!!

M.C.Duque

quinta-feira, 30 de abril de 2026

Neste dia, 1º de Maio...

 

Neste dia, 1º de Maio...
Hoje, neste dia, 1º de Maio,
o mundo deveria dar-te
a ti, Trabalhador, muito mais valor.
tu, que muito cedo te levantas!
Que muitas vezes, infelizmente,
trabalhas sem comida, à custa
da ganância, daquelesque pensam
que mandam no mundo!
Tu que trabalhas toda uma vida.
Mas, neste dia do Trabalhador,
para esses "senhores",continuas
sem qualquer valor!
Como se enganam!!!
Tu, trabalhador(a) és a riqueza deste País,
nosso amado Portugal!
Para todos os Trabalhadores(as),
vai o meu Abraço,
a minha Força e a
minha Homenagem,
com os CRAVOS DE ABRIL!!!

M.C.Duque

quarta-feira, 29 de abril de 2026

Que este dia, tenha sido feliz...

 

Que este dia tenha sido belo e alegre, 
como espero tenha sido também 
o teu despertar. 
Que hoje, no teu caminhar, 
tivesses encontrado 
todas as coisas bonitas desta vida. 
O canto dos pássaros;
O perfume das flores;
O sorriso de uma criança;
A pureza de um olhar;
O calor de um amor;
A simpatia das pessoas com quem 
já te cruzaste hoje.
E que o teu coração, mantenha 
a porta aberta para receber tudo 
de bom que a vida reserva!
Um abraço e uma noite plena 
de felicidade e, o respectivo 
e necessário descanso!!!

M.C.Duque

domingo, 26 de abril de 2026

Tenho saudades, meu amor, tenho saudades...


Tenho saudades, meu amor, tenho saudades,
Dos tempos em que nos conhecemos.
Da amizade, passámos ao amor, mas que saudades....
O tempo passou e nem nos apercebemos,

Tenho saudades, meu amor tenho saudades,
Quando de mãos dadas passeávamos,
De olhos fixos um no outro, que felicidade!
O amor era louco, e nem pensávamos....

Tenho saudades, meu amor tenho saudades,
Quando no pinhal estávamos, unidos um ao outro, que agradável.
E tu me segredavas “ como é bom amor, sentir esta felicidade”.
E eu te respondia: sim, meu amor é infindável!

M.C.Duque

Ou seja, para sempre!!!

 

Meu grande, grande amor, amo-te com um amor muito profundo.
A minha alma alcança, através dos teus lindos olhos brilhantes,
Todo o amor que sentes por mim e sei que não me confundo,
Tenho a certeza deste nosso grande, grande amor, agora e antes!

E, a cada dia que passa, sinto cá dentro, que te amo mais a cada hora e segundo.
És o meu sol e luz, mesmo em dias de chuva. É este o meu lindo fado!
E é tão puro e lindo o nosso amor, que dele me inundo.
E cada vez meu amor, me sinto mais feliz, contigo a meu lado.

Amo-te em tudo, meu amor. Até nas coisas mais pequenas.
E digo-te que, assim será por toda vida, se assim DEUS o quiser.
Amo-te na alegria e na dor, a cada minho, a cada segundo, pois só assim vale a pena.
E de mãos dadas, inundados com o nosso amor, iremos caminhando até onde der

Ou seja, para sempre!!!

M.C.Duque

sábado, 25 de abril de 2026

25 de Abril, sempre...

 

25 de Abril, sempre...

E porque hoje é um dos dias
mais importantes da nossa história,
sobretudo no que diz respeito
à democracia, saúdo todos os verdadeiros
democratas, do nosso amado Portugal.
Que todos nós tenhamos força e
persistência para continuarmos
a viver sempre o 25 de Abril de 1974,
e saber dar verdadeiro testemunho
a todos os vindouros,
do que esta data representa para todos
os que desejam e sentem que a verdadeira
democracia, jamais deve ser retirada a um povo!!!
Viva a LIBERDADE!
VIVA SEMPRE O 25 DE ABRIL!!!
M.C.Duque

sábado, 18 de abril de 2026

Queria eu, que assim fosse.....

 


Queria eu, que assim fosse....

Muitas vezes, da nossa pobre realidade,
Apenas conseguimos que nasça a tristeza.
Pois não encontramos a felicidade,
Apenas nos encontramos com a incerteza.

Sabemos muito bem tudo o  que queremos,
Como também sabemos o que não podemos ter.
Apenas ser feliz é o que mais queremos.
Queremos a felicidade, sim e, não a deixam ver!

Mas, tenho a certeza, que há-de chegar esse dia,
Em que a vamos conseguir alcançar
E, todos vamos ser tão felizes nesse dia,
Que ninguém nos vai conseguir parar!

Então, nesse dia podemos gritar bem alto,
Para que todos possam a gente ouvir:
Somos felizes, somos felizes e dizemos bem alto,
De maneira que até os astros nos possam ouvir!!!

M.C.Duque

quarta-feira, 15 de abril de 2026

Queria ver a alegria e amor, em todos os rostos...

 

Queria ver a alegria e amor, em todos os rostos...

Vejo montes floridos, e vejo lindos Vales......
Vejo Flores, pássaros, o sol e nuvens a pairar.
Vejo o dia a passar, com todos os seus males..
Vejo a noite de mansinho a se aproximar.

Mas o que mais quero é ver o amor a prevalecer
E o ódio a desaparecer de todos os homens.
E o bem a todos os corações abranger.
Vejo a alegria em todos os rostos, quando comem.

E uma lágrima de felicidade
E, o sorriso dos irmãos, com amor bem posto...
Queria eu....., que esta fosse a nossa realidade!!!
Uma realidade perene, com todo o mundo bem disposto!!

M.C.Duque

terça-feira, 14 de abril de 2026

Marrazes, a minha terra amada. ❤...

 

Marrazes, a minha terra amada. ❤...

Marrazes (Leiria) a minha querida terra,
Onde eu nasci, e sempre vivi,
Deixei-te por uns tempos nesta era,
Mas voltei com muito amor, para onde nasci.
Marrazes, terra por mim muito amada,
E não há outra melhor para mim.
E no meu coração, é sempre terra encantada,
Pois foi aqui, na Rua do Martingil, que ao mundo vim!
Aqui me tornei a mulher que sou,
Aqui soube o que é o amor de ser mãe,
Aqui vi a primeira vez, a luz do dia a nascer,
Aqui vivi os bons e maus momentos que a vida tem.
M.C.Duque

sábado, 11 de abril de 2026

Leiria minha cidade, e do liz... 2

 

Leiria minha cidade, e do liz...

Leiria minha cidade, e do liz
Que estás sempre no meu coração
Aqui nasci, cresci e fiz de ti,
A minha cidade de eleição.

Viste-me nascer em Marrazes,
Que faz parte de ti, e onde cresci
Dentro de ti ó Leiria, terra de audazes.
Trabalhei, estudei e me realizei sim.

Na minha juventude,
Percorria as tuas ruas com vigor,
Coragem e alegria, quanto pude.
Agora o faço com emoção e amor.

Vejo os lugares onde fui mais feliz
E, aqueles onde tanto o não fui,
Mas para mim Leiria, cidade que tanto me diz,
Estás sempre no meu coração, ui.....

Leiria dos meus encantos que tantos são
Tu és a minha cidade do Liz,
Onde eu tanto ganho inspiração
E, me sinto sempre, mas sempre feliz!

M.C.Duque

terça-feira, 31 de março de 2026

Leiria e Marrazes, que eu amo....…



Leiria e Marrazes, que eu amo....

Leiria a minha linda e querida cidade,
Onde vivo em Marrazes, e me sinto lindamente.
Sempre gostei muito de viajar, é bem verdade,
Mas Leiria, está sempre no meu coração e na minha mente.

Olho com carinho e admiração, em seu redor,
E vejo a beleza das suas colinas maravilhosas.
Vejo também, toda a sua linda baixa no melhor.
A praça Rodrigues Lobo que me traz recordações carinhosas.

O seu rio lis, dengoso e altaneiro,
Que da cidade se enamorou.
Por isso, com amor a atravessou,
Para junto dela estar o tempo inteiro.

M.C.Duque

Tu....

 

Tu, que raramente,
ou nunca pensas nisto que estás a ver,
pára um pouco.
Vê bem, qual foi a tua primeira guarida.
Guarida essa onde te desenvolveste
fisicamente e psicológicamente,
para poderes conhecer o mundo
e, a tua família que te deu carinho e amor.
Diz-me: não merece o respeito de todos nós???
"A nossa primeira casa, foi uma mulher. Respeita e agradece"
❤ ❤ ❤
M.C.Duque

segunda-feira, 30 de março de 2026

Para nós Cristãos.....

Para nós Cristãos.....

Para nós cristãos, começou ontem a
SEMANA SANTA.
Semana importantíssima para todos nós,
se pensarmos em tudo o que Jesus Cristo
fez e, continua a fazer por nós.
Semana que nos deve fazer pensar
na nossa maneira de agir para connosco e,
sobretudo para com os outros!
Que não olhemos só para o nosso umbigo,
mas sim para quem nos rodeia,
e na medida do nosso possível,
ajudar quem precisa.
E quando digo quem precisa, não me refiro
só aos que têm fome, mas sim,
aos que precisam de um ombro amigo,
para desabafarem os seus problemas,
para que possam ficar mais aliviados.
Dar uma palavra amiga, um sorriso.
Tudo isto em nome do
CRUCIFICADO!
M.C.Duque

sábado, 28 de março de 2026

Hoje, acordei, fui à janela. 2

 Hoje, acordei, fui à janela...

Hoje, acordei, fui à janela.
Fiquei triste como o tempo.
Esperava ver o sol a entrar nela,
Não entrou e o meu coração ficou cinzento.

Mas não será por muito tempo......
Porque não me deixo abater.
Quando sair à rua e mesmo que chova, penso:
Que lindo dia para um café ir beber.

Ponho o meu melhor vestido,
Calço os mais lindos sapatos.
Faço um penteado bonito
E um sorriso lindo nos lábios.

Digo olá, a quem encontrar,
Mas sem ninguém molestar.
E do rosto, o sorriso não tirar,
Para poder feliz, a vida suportar.


M.C.Duque

domingo, 15 de março de 2026

O que eu desejo?

 

O que eu desejo?

Desejo do fundo da minha alma,
que a felicidade bata diariamente
à porta dos nossos corações,
bem como a coragem,
carinho, e força de votade,
para nos ajudar a distribuir
essa mesma felicidade,
por todos que nos rodeiam,
sempre com um sorriso sincero!

Assim sejamos capazes de o fazer....

M.C.Duque

quarta-feira, 4 de março de 2026

E que assim seja sempre...

 

E que assim seja sempre...

Que nesta primeira
quinta-feira de Março,
bem como todos os dias
desta nossa caminhada terrena,
a felicidade bata à porta
de todos os corações,,
bem como a coragem,
para ajudar a distribuir
essa mesma felicidade,
por todos que nos rodeiam.

M.C.Duque

domingo, 1 de março de 2026

Joaquinzinho, meu sogro.....

 
O meu querido sogro, Joaquinzinho.
Era assim que eu o chamava, 
já para o fim da sua vida!
O Avô e Bisavôzinho. nasceu faz hoje 111 anos.
Jamais o esqueceremos, durante a nossa vida!!!
Para mim, foi como um pai, a quem devo muito.
Sempre me tratou como filha e, me deu muito carinho.
Adorava os netos, pois para ele, 
eram a melhor coisa do mundo!
Ao filho então, nem se fala, pois era o único e, 
a quem amava muito!
Joaquinzinho, meu sogro querido.
Temos a certeza, que do Céu, olhas sempre por nós!
Sabes que agora tens dois bisnetos: 
Eduardo e a Eva, o que faz o teu jardim mais florido!
Mas todos nós os seis, temos a certeza 
que pedes por nós ao Pai! <3

Beijinhos dos teus filhos, netos e bisnetos, 
que jamais te esquecem!!!

M.C.Duque

sábado, 28 de fevereiro de 2026

Bom dia, bom dia...

 

Bom dia, bom dia!
 
Que a felicidade bata diariamente 
à porta dos nossos corações, 
bem como a coragem, 
para nos ajudar a distribuir 
essa mesma felicidade, 
por todos que nos rodeiam.

M.C.Duque

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026

Olá Mãezinha...

 

Olá Mãezinha.
Se estivesses entre nós, farias hoje 95 anos.
Idade bonita, não é? Mas claro, não estás fisicamente,
Mas espiritualmente estarás sempre.
Sabes que os teus filhos, os teus netos e o teu genro te continuam a amar, como se nunca tivesses partido, e tu sabes isso muito bem!
E mãezinha, quando a tua neta e eu estamos as duas a recordar aquelas tuas frases que tanto nos faziam rir.....,
Mãezinha, és tão querida. Tenho a certeza que hoje não sais nem da cabeça nem dos corações dos teus queridos, nem um minuto sequer!
Sei que estás bem junto de Deus, e peço-te que olhes por nós que te amamos, tanto.
Mas sabes, temos sempre vontade de te contar tudo, sejam boas ou más notícias, e hoje temos uma notícia muito boa, que sabemos que te vai fazer muito feliz!!! Sabes o que é, sabes???Os teus bisnetinhos estão uns amores! Como eu sei que ficas feliz em saber, estou a contar-te, .....
E outra coisa...... precisamos tanto do teu colinho Mãezinha querida. Sempre!!!!!
Grande beijinho de Parabéns, de todos nós que te amamos muiiiiiiito!!!
Ah. Tenho a certeza, que hoje estarás sempre a meu lado, mãezinha!!!

M.C.Duque

terça-feira, 24 de fevereiro de 2026

Com o açúcar do amor de Deus....


Muitas vezes, ou na maioria das vezes,
a vida é dura, cheia de altos e baixos.
Por isso se costuma dizer que,
são mais os espinhos do que as rosas.
É verdade! Mas, muitas vezes está nas
nossas mãos adocicar a nossa vida.
E como? O sermos positivos, pensando
que o dia seguinte irá ser melhor do que o
que já passou;
estarmos atentos aos que
estão à nossa volta;
sorrirmos a quem está triste;
e jamais querer ser superior aos outros!
Assim, adocicamos a nossa vida, e a dos
outros também, com o açúcar
do amor de Deus!
É como se pusermos um pouco de
açúcar nas nossas vidas!!!
E assim, chegamos à conclusão de que
a sabedoria, não está apenas no conhecimento,
mas sim, na vivência de DEUS nas nossas vidas,
pois teorias existem aos milhares, mas doçura
como a de DEUS, ai meu amigo(a),
não existe ainda, nem mesmo nos
melhores açúcares...
Que tenhas uma boa noite e continuação de
uma boa semana!
AH!.., e não nos esqueçamos nunca de colocar
"AÇÚCAR DE DEUS" nas nossas vidas!

M.C.Duque